O faturamento publicitário dos veículos de comunicação ficou praticamente estável nos primeiros meses de 2009, quando comparado ao mesmo período de 2008. O crescimento registrado foi de apenas 0,67%.
Números do Projeto Inter-Meios apontaram que, até outubro, o mercado faturou R$ 17,54 bilhões, contra R$ 17,42 bilhões anteriores. O meio de destaque foi a internet, que cresceu 21,5%, faturando R$ 724,7 milhões com publicidade e ampliando sua participação no setor para 4,1%. Em contrapartida, a TV por assinatura caiu 0,6% (chegando a R$ 637,7 milhões) e detém 3,6% do mercado.
A TV aberta faturou R$ 10,6 bilhões e cresceu 4,2% no mesmo período, respondendo por 60,6% das verbas investidas em mídia. O rádio registrou aumento de 7,2%, e faturamento de R$ 786 milhões, e a mídia exterior, como outdoors, painéis e front-light, cresceu 11,1%, com R$ 523,3 milhões.
De acordo com o Projeto Inter-Meios, a mídia impressa teve prejuízos. Os jornais caíram 10,7% e faturaram R$ 2,5 bilhões; as revistas caíram 10% (faturamento de R$ 1,3 bilhão); guias e listas caíram 22,2% (faturamento de R$ 302,8 milhões).
O cinema também registrou resultados negativos, com faturamento de R$ 63,6 milhões - uma queda de 9,4%.
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
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