Ambas representantes do mercado digital, entidades discutirão atuação conjunta do setor em temas como marco civil e concorrências públicas.
Elas têm afinidades, atuam no mesmo universo, mas também guardam diferenças que já provocaram alguns ruídos no passado. Agora, no entanto, as entidades Interactive Advertising Bureau (IAB) e a Associação Brasileira das Agências Digitais (Abradi) resolveram firmar um acordo.
Elas decidiram trabalhar em conjunto em determinadas questões em prol do setor digital brasileiro.
A decisão foi tomada em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (25/2). Entre os participantes do encontro estavam, pelo IAB, Pedro Cabral, presidente; Marcelo Prais, presidente do Comitê de Agências, e Ari Meneghini, diretor-executivo. Representando a Abradi compareceram Cesar Paz, presidente, e Alexandre Gibotti, diretor-executivo.
Fusão à vista?
Não se trata de uma fusão ou algo do gênero, mas sim de uma "união de forças", afirma Meneghini. “A reunião que tivemos hoje foi para iniciar as conversas, que serão organizadas bimestralmente, para discutir o que podemos fazer em conjunto”, afirma.
Mas, se o romance esquentar, nada impede que um dia o namoro resulte em casamento. “Uma possível fusão é algo que está muito longe. Mas, em médio e longo prazo, claro que pode haver uma discussão sobre isso. Hoje, no entanto, o objetivo é discutir uma pauta conjunta de atuação”, diz.
A parceria entre o IAB e a Abradi passará por discussões sobre participação em temas de grande repercussão para o mercado digital, como marco civil da internet, o uso da web nas eleições e as concorrências públicas para contratação de serviços digitais.
A intenção é fortalecer a posição das empresas ligadas à internet diante do poder público, por exemplo.
“No caso do uso da web nas eleições, ambas participaram dos debates, mas de forma isolada. Se estivessem juntas, poderiam ter mais força”, exemplifica.
Perfis
Com uma tradição de ter veículos de comunicação entre seus associados, como os sites e portais, o IAB atua de modo muito forte sobre questões ligadas à mídia e marketing digitais.
Mas a presença das agências, para quem esse temas estão igualmente na pauta do dia, foi crescendo aos longo dos anos - dos cerca de 110 associados de hoje, aproximadamente 50 são agências.
A Abradi, por sua vez, tem nas discussões relativas ao desenvolvimento das agências e produtoras digitais uma de suas principais bandeiras.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
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